pagina
|
|
|
|
Sessão Solene do dia do Município em Cabeceiras de Basto |
Homenagem a Cidadãos e Colectividades do concelho |
|
Foram hoje, dia 29 de setembro, homenageados oito cidadãos e uma coletividade do concelho de Cabeceiras de Basto, durante a sessão solene do Dia do Município, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A homenagem da Câmara Municipal às individualidades/coletividade que prestigiaram e continuam a prestigiar o Município de Cabeceiras de Basto traduziu-se na entrega de quatro Medalhas de Prata aos seguintes cidadãos:
BERNARDINO PACHECO PEREIRA
FOTO 2
Abraçou o atletismo com 64 anos, idade que não o impediu de alcançar o topo do mundo, nas provas de atletismo regionais, nacionais e internacionais em que tem participado. Conquistou já dezenas de Medalhas de Ouro, Prata e Bronze.
Recebeu já outras distinções de louvor e congratulação da Câmara Municipal, mas desta vez, o Executivo Municipal deliberou, por unanimidade, atribuir-lhe a Medalha de Prata – Mérito Público, reconhecendo os extraordinários resultados que tem conseguido e que reforçam o prestígio de Cabeceiras de Basto.
LUÍS GONÇALVES E JOÃO MACHADO
FOTOS 3 E 4
Talento para o atletismo é algo que não lhes falta. O Luís Gonçalves e o João Machado atingiram o mais alto patamar desportivo, ao conseguirem, ao longo dos últimos anos, sagrarem-se por várias vezes Campeões. Campeões Nacionais, Campeões da Europa, Campeões do Mundo. Os seus fantásticos feitos foram já reconhecidos pela Câmara Municipal com votos de louvor e congratulação. Mas o Executivo Municipal, com toda a justiça, deliberou agora, por unanimidade, atribuir-lhes a Medalha de Prata – Mérito Público.
Estes jovens, apesar das diferenças e de alguma limitação inerente à sua condição de portadores de Síndrome de Down, são exemplo para todos nós, de que não há impossíveis e que a força de vontade, o gosto e o trabalho podem levar-nos bem longe.
A entrega desta Medalhas, atribuídas após o sucesso das suas participações nos campeonatos do Mundo de 2015, surgem num momento em que aconteceram já novas vitórias destes 2 atletas em 2016.
FRANCISCO TEIXEIRA
FOTO 5
Foi funcionário da Câmara Municipal durante 34 anos. Carinhosamente conhecido por Xico das Águas, Francisco Teixeira deixou-nos precocemente em janeiro de 2015. Desempenhou a sua função com um profissionalismo, uma responsabilidade e uma dedicação inexcedível.
O Executivo Municipal decidiu, por unanimidade, atribuir-lhe, a título póstumo, a Medalha de Prata pelos Bons Serviços prestados, reconhecendo assim que a sua prestação profissional, enquanto encarregado do setor das águas e depois encarregado geral, contribuiu para o progresso de Cabeceiras de Basto e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O Sr. Francisco Teixeira foi um exemplo para os seus colegas, para os seus superiores, para os amigos, para os Cabeceirenses.
Foram também atribuídos cinco votos de Louvor, congratulação e Regozijo a:
RUI TEIXEIRA E HÉLDER MIRANDA
FOTO 6
Só uma forte vontade e um gosto muito especial pelo desporto automóvel permite ultrapassar as dificuldades que se prendem com o elevado custo de preparação e manutenção de um carro de competição, numa terra em que os patrocínios são sempre difíceis. E foi exatamente por isso que a Câmara Municipal reconheceu, por unanimidade, a apaixonada dedicação pelo desporto automóvel dos jovens Hélder Miranda como piloto e Rui Teixeira como navegador e lhes atribuiu um voto de louvor e congratulação no momento em que se sagraram campeões regionais.
Na ausência do piloto Hélder Miranda, o navegador Rui Teixeira assumiu a representação do seu colega nesta cerimónia.
HÉLDER GONÇALVES
FOTO 7
Hélder António da Silva Gonçalves é hoje um jovem Cabeceirense prodígio no mundo da música. Com 35 anos de idade, conseguiu já atingir um patamar de elevado destaque no panorama nacional. Com efeito, é músico honorífico dos quadros da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana onde é solista. É também solista na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. É professor de clarinete e orquestra no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa e Cascais. É igualmente professor de clarinete convidado da “Master Classe” que se realiza em Amarante e que conta com a participação de professores e maestros nacionais e internacionais e, também, de alunos do Ensino Superior de vários pontos do país.
Hélder António da Silva Gonçalves, nascido em 1980, em Refojos de Basto, iniciou o seu percurso musical na Banda Cabeceirense quando tinha apenas 9 anos de idade, tendo ingressado, aos 14 anos, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE) na classe do professor Francisco Ribeiro. Concluiu os estudos em clarinete com a melhor nota do seu curso com 19 valores. Aos 22 anos concluiu a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa e começou a dar aulas de clarinete no Conservatório Regional de Música de Coimbra. Mais tarde concluiu o Mestrado e o Curso de Direção de Orquestra.
Integra atualmente as principais Orquestras Nacionais.
JOÃO CASIMIRO ALMEIDA
FOTO 8
João Casimiro Almeida tem já um percurso de sucesso na área da música, mais concretamente na vertente piano, confirmado pelos inúmeros prémios conseguidos nos últimos anos em concursos nacionais e internacionais dos quais se destacam: 1º prémio no ‘Concurso Nacional Paços Premium’ em 2013; prémio honorífico David Russell e prémio extraordinário do Júri nos Prémios David Russell, em Vigo, em 2014; 1º prémio e melhor interpretação de peça portuguesa, ambos ex-aequo, no IX Concurso de Piano da Póvoa de Varzim, também em 2014 e 1º prémio e prémio de melhor representação de peça portuguesa no XVII Concurso Internacional do Fundão, em 2016.
João Casimiro Almeida, nascido em 1994, tem as suas origens em Cabeceiras de Basto, pois é filho e neto de Cabeceirenses.
Licenciado em Performance de Piano pela ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo tendo obtido elevada classificação a Piano e Música de Câmara, João Casimiro Almeida frequenta atualmente o 2º ciclo superior de Piano – Mestrado – no Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris.
Este jovem talento conta já com uma vasta experiência como solista, destacando-se recitais em Guimarães, Fafe, Póvoa de Varzim, Aveiro, Alcobaça, Vigo ou Casa da Música, no Porto. Ao nível da música de câmara tocou já em diversas formações: Trio com Clarinete e Violoncelo; Quinteto de Sopros com Piano; Trio com Clarinete ou Quinteto de Cordas com Piano.
CONTACTO FUTSAL CLUBE
FOTO 9
O esforço, a dedicação e empenho dos dirigentes, dos treinadores e demais técnicos e dos atletas só podia ter resultados como os que justificaram a atribuição pelo Executivo Municipal, por unanimidade, de um Voto de Louvor à Contacto Futsal.
A autarquia de Cabeceiras de Basto reconhece que a participação de uma das equipas da Contacto, ao mais alto nível do Futsal Nacional, – o Campeonato Nacional de Juniores, foi um feito extraordinário que orgulha os Cabeceirenses. Mas, na verdade, toda a dinâmica da Contacto, com a participação de cerca de 100 atletas nos diferentes escalões se revela merecedora deste reconhecimento.
Hoje crianças a partir dos 4 anos de idade vestem as camisolas da Contacto Futsal Clube, prestigiando o nome de Cabeceiras de Basto
A CERIMÓNIA
FOTO 10
A cerimónia evocativa do dia do Município, foi presidida por Francisco Alves, Presidente da Câmara Municipal, e contou com a presença do presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, dos vereadores e dos presidentes das Juntas de Freguesia, o comandante do RC6, o comandante do Destacamento da GNR de Guimarães, o comandante do Posto da GNR de Cabeceiras de Basto, o Comandante dos Bombeiros Cabeceirenses, entre outros autarcas e demais convidados, familiares e amigos dos homenageados e público em geral.
A cerimónia do Hastear da Bandeira contou com a guarda de honra dos Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.
O início desta sessão solene ficou marcado pela atuação do músico Hélder Gonçalves e pela entrega das medalhas e votos aos homenageados. Na oportunidade, os mesmos galardoados preferiram palavras sentidas e emocionadas de agradecimento à Câmara Municipal.
OS DISCURSOS
O presidente da Câmara, (FOTO 11) na sua alocução lembrou que “comemorar o Dia do Município é lembrar tudo aquilo que nos une na defesa da nossa terra, sejam as gentes e os seus valores, seja o património, a história, a cultura. Comemorar o Dia do Município é também lembrar e homenagear os Cabeceirenses, pessoas singulares ou coletivas, que, através de feitos extraordinários, têm contribuído para elevar o nome, o prestígio e a imagem de Cabeceiras de Basto e dos Cabeceirenses”.
E continuou: “comemorar o Dia do Município é lembrar e reafirmar que somos um dos mais antigos e históricos concelhos do Minho, um concelho com um vasto património paisagístico e arquitetónico de que se destacam naturalmente o Basto – o guerreiro que simboliza a raça das gentes desta região, da sua alma e tradições, e que nele, os habitantes de Cabeceiras, se reveem na coragem e honradez – e o NOSSO MOSTEIRO, o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, casa grande que foi dos Beneditinos, e responsável pelo povoamento e crescimento desta terra de Basto”.
Por sua vez, o presidente da Assembleia Municipal, Eng. Joaquim Barreto, (FOTO 12) disse tratar-se de “um dia de elevado simbolismo, o dia mais adequado para enaltecer e reconhecer personalidades ou agremiações que se têm destacado pela ação ou serviços que prestam ou prestaram à comunidade”.
E prosseguiu: “Cabeceiras de Basto é uma terra rica. Rica em património, recursos, feitos e sobretudo gente com bravura. Uma terra de que muito me orgulho. Uma terra que ao longo dos anos tem dado provas do seu potencial, nomeadamente humano, que se destaca aquém e além-fronteiras das mais diversas áreas de atividade”.
Felicitando todos os homenageados pelo que fizeram em prol da sua terra, Joaquim Barreto enalteceu a “grande determinação, dedicação, tenacidade e empenho dos homenageados, merecedores do nosso apreço e regozijo público”, disse.
|
|
Data: --2016-08-30
|
|
|
|
|
|