Loading ...  
pagina
   

 

Câmara Municipal promove gastronomia em Jantar Premium
personalidades da televisão, historiadores e masterchefs em Cabeceiras de Basto

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto promoveu ontem à noite, 17 de novembro, um evento gastronómico designado Jantar Premium, integrado no programa de alavancagem do turismo, em torno do seu Mosteiro, que juntou figuras conhecidas da televisão e imprensa escrita, das artes, património e letras, renomados e premiados chefs, empresários e dirigentes de associações nacionais.

Este Jantar Premium, que teve como principal finalidade a promoção dos melhores sabores cabeceirenses e da hospitalidade das suas gentes, decorreu no restaurante O Caneiro, em Arco de Baúlhe, que recentemente sofreu obras de remodelação, restaurante que prima pela cozinha regional de excelência, dispondo de uma belíssima esplanada com vista para o rio Peio.

As estrelas deste jantar foram o Polvo Assado no Forno, as Batatinhas da Escola, e as Couves com Feijões, pratos regados com os vinhos verdes locais, tintos e brancos. Para a sobremesa foi dado a provar o ´Pecado da Avó’, ex-líbris Caneirense, e ainda as cavacas e rosquilhos. No final foram também servidos licores da Casa de Encosturas, produtores premiados internacionalmente, bem como algumas infusões produzidas no concelho.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, dos vereadores Dra. Isabel Coutinho, Alfredo Magalhães e Prof. Mário Leite, da presidente da União de Freguesias do Arco de Baúlhe e Vila Nune, Dra. Carla Lousada, bem como dezenas de convidados – jornalistas, bloggers chefs, gastrónomos e apreciadores, personalidades da cultura e operadores turísticos – entre eles Manuel Serrão, o historiador Joel Cleto, Lígia Santos, primeira Masterchef portuguesa, Rui Martins, Chef cozinheiro do ano 2015, o presidente da Associação de Profissionais de Turismo de Portugal, Dr. Agostinho Peixoto, bem como o presidente da direção da AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia e do Vinho e da Biodiversidade, Dr. António de Souza-Cardoso.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara, Francisco Alves, agradeceu a presença de todos, convidando-os a degustar as iguarias tão típicas desta Terra de Basto, e a cá voltar pois “vir a Cabeceiras de Basto vale a pena, vale muito a pena”.

Influenciada pela gastronomia minhota, a cozinha de Cabeceiras parte de uma alimentação de afetos, que recorre ao uso dos produtos da terra, de onde se preocupa em selecionar os mais saborosos, originando pratos simples e bem locais e regionais, utilizando ingredientes endógenos.

Para além dos sabores, também os saberes deliciam o visitante. Cabeceiras de Basto é uma terra antiga e por isso uma terra sábia. Uma terra que soube preservar a paisagem na qual convivem o Minho e Trás-os-Montes.

É vasta a oferta para quem nos visita, desde as casas de turismo rural, às aldeias pitorescas, às festas, feiras e romarias, ao artesanato, de que salientamos as afamadas mulheres de Bucos e a sua Casa da Lã, a Casa do Pão, a Casa do Tempo, o Centro Hípico, os inúmeros percursos pedestres.

Por este concelho, que apresenta um vasto património paisagístico e arquitetónico, também aqui passaram nomes de vulto ligados à literatura como Sá de Miranda e Camilo Castelo Branco. Mas o ex-líbris, com que nos podemos verdadeiramente deliciar é o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, exemplar beneditino, de arquitetura barroca.


Data:
 --2016-11-18

 

 

   

Newsletter

E-MAIL:

Receba as nossas novidades.