Santa Casa da Misericordia de Refojos inaugura edificio de Apoio às suas Valências
Serviços de Cozinha e Lavandaria
A convite da Santa Casa da Misericórdia de S. Miguel de Refojos, o presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, acompanhado dos vereadores, marcou presença, dia 25 de novembro, na inauguração do Edifício de Apoio às Valências da Santa Casa, uma cerimónia que contou também com a presença da Provedora, Dra. Natália Correia, do diretor distrital da Segurança Social de Braga, Dr. Rui Barreira, bem como da representante do Secretariado Nacional da União das Misericórdias, Dra. Noémia Pacheco.
Depois do descerramento da placa evocativa da efeméride, coube ao pároco de Refojos de Basto, Pe. Manuel Baptista, proceder à bênção das novas instalações – cozinha e lavandaria – seguindo-se as intervenções das entidades oficiais.
Nas suas palavras, o presidente da Câmara salientou: “Cabeceiras de Basto orgulha-se das suas gentes e orgulha-se das suas instituições. Hoje ficamos mais ricos porque uma das instituições que presta importantes e distintos serviços à comunidade inaugura estas instalações de apoio à Unidade de Internamento Dr. Francisco Meireles”.
Uma Unidade de Internamento que a partir de agora melhores e mais eficientes serviços vai prestar aos doentes que aqui fiquem internados. Uma Unidade de Internamento que dá resposta às necessidades de internamento de longa duração e que acolhe Cabeceirenses e cidadãos vindos de outras proveniências e “aqui encontram um corpo técnico de grande qualidade que os ajuda a ter a melhor qualidade de vida possível no período de convalescença”, disse.
Afirmando que a Câmara Municipal “está e estará disponível para, no âmbito das suas atribuições e competências e dentro das suas possibilidades, cooperar e colaborar com a sociedade civil na promoção do desenvolvimento desta nossa terra”, Francisco Alves defendeu para o concelho e para os Cabeceirenses os melhores cuidados de saúde.
“Temos disponível a oferta de internamento de curta duração na Unidade gerida pelo Hospital de Guimarães e com o qual mantemos amistosas e boas relações institucionais. Temos disponível a oferta de longa duração nesta Unidade de Internamento da Misericórdia. Esperamos que no próximo ano também a Unidade de Internamento de média duração possa entrar em funcionamento e oferecer essa valência aos Cabeceirenses e a todos os demais que dela venham a ter necessidade”, destacou o autarca.
“Em meu nome pessoal e no da Câmara Municipal quero felicitar a Misericórdia de S. Miguel de Refojos, na pessoa da Sra. Provedora, Dra. Natália por esta realização. Desejo a todos os diretores e a todos os trabalhadores desta Casa as maiores felicidades na prossecução dos objetivos desta Unidade, no apoio e na prestação dos serviços e cuidados de saúde aos seus utentes”, finalizou o presidente da Câmara Municipal.