Loading ...  
pagina
   

 

Autarcas de Cabaceiras de Basto e Mondim de Basto, indignados com noticia do Jornal Público.



Em causa está o facto de o DIAP de Coimbra estar a investigar autarcas de Amarante, Amares, Baião, Cabeceiras de Basto, Ferreira do Alentejo, Leiria, Marco de Canaveses, Mêda, Mondim de Basto, Nordeste, Pinhel, Póvoa de Lanhoso, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Famalicão e das empresas municipais Ecalma, de Almada, e Vimágua, de Guimarães pelo crime de recebimento indevido de vantagem, por terem participado numa viagem a Istambul, Turquia, com todas as despesas pagas por uma empresa de informática fornecedora da autarquia, segundo avança o jornal Público.

O Ministério Público pediu a perda de mandato dos dois autarcas de Penamacor e a sua condenação ao pagamento de 885 euros cada um, o valor que corresponderá à vantagem indevida que terão recebido. A viagem foi realizada em abril de 2015, a convite da Ano – Sistemas de Informação e Serviços, da qual o sócio-gerente, Manuel da Cunha Amorim, também está acusado do mesmo crime, mas na forma agravada.

O Ministério Público argumenta que a viagem foi organizada para deixar os autarcas mais recetivos às propostas da empresa e que esta foi uma viagem de cariz “lúdico e recreativo”, tendo apenas duas reuniões de trabalho na agenda.
Sobre o envolvimento dos autarcas das Câmaras de Cabeceiras e Mondim de Basto, os autrarcas já reagiram em comunicado a esta noticia do Público:

Esclarecimento da Câmara de Cabeceiras de Basto

Em comunicado, a Câmara de Cabeceiras de Basto, informa que nenhum autarca de Cabeceiras de Basto participou na viagem a Istambul.
o município refere que " Esta manhã, dia 18 de setembro, é notícia em vários órgãos de comunicação social que a justiça investiga autarcas de 15 câmaras do PS e PSD que terão participado numa viagem a Istambul, realizada em abril de 2015, com tudo pago por uma empresa com a qual mantêm relação comercial. As notícias publicadas e ou difundidas falam em primeiro lugar em autarcas para mais à frente referirem membros das autarquias e noutros momentos falarem de representantes.

Fala-se da aceitação do convite por parte de representantes da autarquia de Cabeceiras de Basto.

Por não corresponder à verdade, a Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto informa que nenhum autarca ou alguém em representação desta participou naquela viagem.

A Câmara Municipal lamenta que as notícias sejam publicadas sem que para tal sejam ouvidos os visados e, dessa forma, se crie confusão na opinião pública.

Com efeito, o Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto foi convidado para participar na viagem mas não aceitou o convite e não indicou qualquer representante do Município para integrar o grupo que se terá deslocado à Turquia ".

Sobre o Município de Mondim de Basto, a autarquia liderada por Humberto Cerqueira também já reagiu a este noticia.

Diz o comunicado que "Foi com muito espanto e indignação que vimos divulgada, no Jornal Público, no dia de hoje, uma notícia que dá conta de que a Justiça está a investigar autarcas de 15 câmaras do PS e do PSD por os mesmos terem participado, em abril de 2015, numa viagem a Istambul a convite de uma empresa de informática – a Ano – Sistemas de Informação e Serviços, Lda. – fornecedora dos municípios, afirmando ainda, entre outros, que a mencionada viagem havia também sido aceite pelo representante do Município de Mondim de Basto.

A afirmação é completamente falsa, inaceitável e ofensiva. Não só o Presidente não participou na viagem em causa, nem em qualquer outra, a convite de qualquer fornecedor da autarquia, como também nenhum dos vereadores, ou qualquer técnico da Câmara Municipal de Mondim de Basto, aceitou qualquer convite.

Além disso, o Município de Mondim de Basto, até à presente data, não foi notificado de qualquer ato processual referente a qualquer investigação que esteja a decorrer sobre o referido assunto.

Consideramos justo que este órgão de informação reveja as suas fontes e corrija publicamente o erro que cometeu na publicação de hoje, dia 18 de setembro de 2019".


Data:
 18-09-2019

 

 

   

Newsletter

E-MAIL:

Receba as nossas novidades.