Loading ...  
pagina
   

 

Festas de S. Miguel arrancam sexta-feira em Cabeceiras de Basto
Certame decorre de 20 a 30 de setembro com um vasto programa




A Abertura do Portal da Feira assinala na próxima sexta-feira, dia 20 de setembro, às 10h30, o arranque da Feira e Festas de S. Miguel que oferece ao público 11 dias de festa. O programa das Festas que evidencia as tradições mais genuínas desta terra estende-se até ao dia 30 de setembro.

Chegas de bois, desfolhada tradicional, corridas de cavalos, concurso pecuário, garraiada, passeio equestre e Grandiosa Procissão em Honra de S. Miguel, voltam a estar em destaque no programa 2019 que atraem até ao nosso concelho muitos milhares de visitantes.

Também o cortejo etnográfico, a ronda das concertinas, o encontro de bombos e gigantones, a Agrobasto são também pontos altos do programa festivo.

No panorama musical, este ano, o destaque vai para a atuação de Piruka (dia 20 de setembro), Quim Barreiros (dia 21 de setembro), Nuno da Câmara Pereira (dia 25 de setembro), UHF (dia 27 de setembro) e Cláudia Martins & Minhotos Marotos (dia 28 de setembro). A par das atuações que assinalam o cartaz 2019, a Feira e Festas de S. Miguel ficará, ainda, marcada pela atuação da Banda Cabeceirense, Banda Musical Caldas das Taipas, Banda da Malta e Banda Sabor. Inúmeras são também as atuações da ‘prata da casa’, desde os grupos de bombos e Zés Pereiras, aos cantadores ao desafio, passando pelos grupos de tocadores de cavaquinho e concertina, jogo do pau, entre outros.

A animada e muito divertida ‘Caminhada Glow’ – uma produção do Projeto Raízes com o apoio da Iberdrola – realiza-se no dia 20 de setembro, a partir das 21h30, proporcionando a todos os participantes momentos de grande animação, num passeio noturno diferente e muito colorido.

No dia 26 de setembro, às 17h00, é inaugurada a XLIII Exposição/Feira das Atividades Económicas de Basto – Agrobasto 2019. Nessa noite, a partir das 21h30, o CTCMCB – Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto exibe ao público o espetáculo de teatro ‘Todas Somos Tu’, mais uma grande produção que arrebatará certamente o público presente.

A Sessão Solene do Dia do Município celebra-se a 29 de setembro, dia de feriado municipal, momento durante o qual serão homenageadas algumas pessoas singulares e coletivas que contribuíram para o aumento da imagem e do prestígio de Cabeceiras de Basto.
 

A Praça República e o palco da Agrobasto recebem a iniciativa ‘Cabeceiras Sem Parar’ na qual participam academias, clubes, companhias, ginásios e escolas de dança e patinagem de Cabeceiras de Basto.

Com a participação das freguesias do concelho, o emblemático Cortejo Etnográfico tem este ano como tema ‘Da Terra para a Mesa’. A freguesia de Abadim apresentará no cortejo a ‘Matança do Porco’; a freguesia de Alvite e Passos o ‘Lagar de Azeite’; a freguesia de Basto integrará o cortejo com o ‘Pica no Chão; Bucos com o ‘Fumeiro’; Cabeceiras de Basto apresentará o ‘Mel; Cavez sai à rua com o tema ‘Fazer o Vinho’; a Faia trará a ‘Feira Semanal’; a freguesia de Gondiães e Vilar de Cunhas desfilará o ‘Cozer o Pão’; Pedraça as ‘Couves com Feijões’; a freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela ‘A Tasca’; e Riodouro exibirá ‘a Vitela Barrosã e o Caldo Verde’, bem como a ‘Marmelada’.

De 20 a 30 de setembro ‘todos os caminhos’ vêm dar a Cabeceiras de Basto de Basto, onde se aguardam-se 11 dias de grande animação.


Data:
 18-09-2019

 

 

   

Newsletter

E-MAIL:

Receba as nossas novidades.